No dia 9 de novembro, a adega e restaurante Quinta do Olivardo promove a Festa de São Martinho, ocasião cheia de significado na cultura portuguesa e que também marca o momento de consumir o vinho novo, aquele feito na vindima em meados de janeiro e fevereiro. Confira os detalhes abaixo.
- Data: 9 de novembro de 2024 (sábado)
- Horário: das 10h às 16h
- Local: Quinta do Olivardo (clique para ver no mapa)
- Valor: R$ 249 por pessoa (crianças de 8 a 12 anos pagam meia)
Como Adquirir Seu Ingresso
Os ingressos para a Festa de São Martinho podem ser adquiridos pelo WhatsApp da Quinta do Olivardo.
O que Está Incluso no Pacote
O pacote da Festa de São Martinho inclui o seguinte:
- Vinho e suco de uva à vontade
- Almoço completo (entrada, prato principal e sobremesam confira o cardápio abaixo)
- Mangusto (castanhas portuguesas)
- Oficina do Vinho (experiência de engarrafar seu próprio vinho)
- Caneca personalizada da Quinta do Olivardo
- Música portuguesa ao vivo
Cardápio Completo do Almoço
- Entrada: salada de alface, tomate, cebola e azeitona verde
- Prato principal: bacalhau a lagareiro (posta de bacalhau na brasa regado ao azeite, cebola, pimentão vermelho, azeitona, páprica, alho, salsa e azeitona portuguesa) acompanhado de arroz OU maminha a portuguesa assada no galho de louro, finalizada ao molho madeira, acompanhada de batata aos murros e arroz branco.
- Sobremesa: 1 pastel de Belém por pessoa.
Tradições da festa de São Martinho
- Beber do chamado vinho de São Martinho (guardado após a vindima)
- Acender fogueiras, também chamadas de fogos de São Martinho
- Organizar magustos, que é o nome dado para assar e comer castanhas portuguesas
Sobre a Festa de São Martinho
É tradição entre as famílias portuguesas se reunir no dia 11 de setembro para celebrar a Festa de São Martinho, data que marca o dia do sepultamento do santo. Confira a explicação da celebração postada no perfil da Quinta do Olivardo no Instagram.
“A lenda remete para Martinho de Tours – um militar, monge, bispo e santo católico, nascido no ano de 316 e falecido a 397. Reza a lenda que, certo dia, um soldado romano de nome Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo gelado que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas metades e deu uma ao mendigo. De repente, o frio parou e o sol quentinho apareceu. Acredita-se que esta mudança no estado do tempo tenha sido a recompensa por Martinho ter sido generoso para com o mendigo.
Assim, quase sempre na véspera e no dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o ‘verão de São Martinho’”.
A festa é celebrada em outras culturas também.Aqui em São Roque, outra festa que marca a data é a Martinovanje na Vinícola Casa da Árvore, a versão eslovena da festa de São Martinho.