Início » Espaços » Centro Cultural Brasital

Centro Cultural Brasital

Centro Cultural Brasital

Localização

Avenida Araçaí, 280
São Roque
SP
18130-235
Vila Aguiar

Próximo evento

Nenhum evento programado

O Centro Cultural Brasital é uma antiga fábrica com papel histórico na cidade de São Roque, SP. Um dos importantes patrimônios da cidade, o local se transformou em um centro cultural onde acontecem shows, oficinais e muito mais. Além das atrações culturais, o Brasital também com lindos jardins para caminhada, construções históricas e uma mata nativa exuberante com trilha e cachoeira.

Informações sobre o Centro Cultural Brasital

  • Dias e horários de funcionamento: Todos os dias, das 9h30 às 16h. Abre de noite apenas durante eventos.
  • Telefone de contato: (11) 4784-3076
  • Entrada: Gratuita
  • Infraestrutura: Estacionamento, sanitários, passeios e trilha

O que fazer no Centro Cultural Brasital em São Roque

Moradores e visitantes tem diversas opções quando se trata de conhecer e desfrutar do espaço do Brasital. Todos os dias, o local abre das 9h30 às 16h,

  • Shows e eventos: fique de olho no calendário de eventos de São Roque e não perca apresentações e concertos que ocorrem nos antigos galpões onde funcionava a tecelagem, principalmente durante o Festival de Jazz de São Roque e as Festas de Agosto.
  • Caminhada: passeie pelas alamedas dessa antiga fábrica e conheça as construções históricas, encante-se com o charme dos jardins e relaxe em um dos bancos à sombra das árvores. Não deixe de conferir as placas explicativas ao longo do espaço, que contam a história de cada pedacinho desse patroimônio cultural de São Roque.
  • Passeio pelo Bosque de Israel: observe as diversas mudas de romã e oliveira que foram plantadas na ocasião da inauguração do Bosque de Israel (em 2021).
  • Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel: um espaço destinado à literatura e pesquisa, conta não apenas com livros como também acesso à internet, acervo histórico de São Roque e uma área com jogos, brinquedos e livros para crianças.
  • Trilha na mata do Brasital: nos fundos do Brasital, há uma trilha pela mata nativa que conta com uma charmosa cachoeira, perfeita para se conectar com a natureza em plena cidade
  • Fotos, muitas fotos! O Centro Cultural Brasital é lindo e certamente vai render fotos inesquecíveis para você e sua família. Não é a toa que se trata de um dos principais cenários de ensaios fotográficos de noivas e debutantes na cidade!

História da Brasital

Fundada em 1890, a tecelagem se chamava inicialmente Sociedade Italiana de Exportação Enrico Dell’Acqua e produzia tecidos de algodão. Os teares eram movidos por uma queda d’água e a fábrica chegou a empregar quase 80% dos trabalhadores do município.

Já sob o novo nome de Brasital, uma combinação de Brasil e Itália, a tecelagem fechou as portas em 1970, sendo reinaugurada como centro educacional e cultural e, 1987, agora sob gestão pública. Leia mais em Brasital: Um Tesouro Histórico e Cultural em São Roque.

 

Próximos eventos

Nenhum evento nessa localização
O que você achou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *