Início » Vindima: a Festa da Colheita da Uva

Vindima: a Festa da Colheita da Uva

Vindima da vinícola Casa da Árvore (Rota do Vinho de São Roque, SP). Foto: Divulgação.

Um dos melhores momentos para visitar a Rota do Vinho de São Roque é durante a Vindima, nome dado ao processo manual de colheita da uva. Nesse período, os parreirais das vinícolas ficam lindos, cheios de cachos de uva, e os estabelecimentos promovem eventos que incluem colheita e pisa das uvas seguido de uma verdadeira festa com direito a gastronomia, música e muito vinho.

Agenda de Eventos da Vindima 2024 em São Roque

O que é Vindima

Vindima nada mais é que o nome do processo artesanal de colheita de uvas. Essa colheita é feita durante alguns meses apenas uma vez ao ano, que é o tempo do ciclo das videiras, e durante esse período as regiões de viticultura realizam festas e celebrações em torno da colheita.

Quando é Época de Vindima

A vindima costuma acontecer durante o verão, entre o final de janeiro, fevereiro e início de março, época em que os parreirais estão cheios de fartos cachos de uvas prontas para a colheita.

Vindima em São Roque

São Roque é uma cidade de tradição na produção de vinho. Não é à toa que somos a terra da Rota do Vinho, com dezenas de vinícolas. Por isso, a época de colheita de uvas em São Roque é sempre animada. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, a agenda de eventos da cidade fica cheia de pacotes turísticos para participar da colheita das uvas.

Atrações da Colheita da Uva em São Roque

Cada vinícola tem sua programação de vindima, mas, em geral, todas oferecem aos visitantes a oportunidade de colher cachos direto das videiras e encher cestas de uvas que serão usadas para produção de vinhos. Algumas incluem atrações como pisa das uvas (amassar as uvas com os pés, como se fazia antigamente), almoço (estilo banquete), degustações de vinho e até grupos de música e dança tradicionais (portugueses, italianos e até eslovenos).

A vindima em São Roque é um passeio muito legal para a família toda. Além da diversão garantida, também rende ótimas fotos!

Fotos da Vindima em São Roque

Tenha um gostinho de como é a experiência de participar da Vindima em São Roque e planeje sua viagem para a próxima colheita das uvas! Fotos de divulgação das vinícolas Casa da Árvore, Quinta do Olivardo e Vinícola Góes.

Sobre a Rota do Vinho de São Roque

A Rota do Vinho de São Roque é um trajeto cheio de vinícolas, restaures e hotéis a menos de 1h da cidade de São Paulo. É o destino perfeito para desfrutar de boa gastronomia e deliciosos vinhos em meio à natureza, seja para passeios “bate-e-volta”, para um fim de semana de descanso ou mesmo para férias.

Hotéis, Chalés e Pousadas em São Roque

Gostou da ideia de curtir a época da colheita de uvas em São Roque? Então confira as opções de hospedagem, desde charmosos chalés e pousadas em meio à natureza até hotéis econômicos no centro da cidade.

Vindima, a Festa da Colheita da Uva