Localizada em São Roque, a Brasital é muito mais do que uma antiga fábrica. É um dos patrimônios mais importantes da cidade, tendo influenciado tanto a cultura quanto a economia local. Fundada em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell’Acqua, a Brasital foi uma das primeiras indústrias têxteis do estado de São Paulo, e seu prédio histórico é uma das preciosidades da região. Sem falar na bela mata nativa em seu entorno, que pode ser acessada por meio de trilhas (com direito a cachoeira!).
Não é à toa que se trata de um dos principais pontos turísticos de São Roque! Confira tudo sobre o Centro Cultural Brasital!
Informações sobre a Brasital
- Endereço: Av. Aracaí, 280 – Vila Aguiar, São Roque, SP
- Entrada gratuita
- Dias e horários de funcionamento: Todos os dias, das 9h30 às 16h (durante a noite, somente em dias de eventos)
- Infraestrutura: Estacionamento e sanitários disponíveis
História da Brasital
De acordo com informações do site da prefeitura da cidade, a construção do prédio da Brasital começou após Enrico Dell’Acqua expandir suas indústrias têxteis, que já operavam em diversos lugares, como a Itália, seu país natal, e a Argentina. Em 1890, foi fundada a Sociedade Italiana de Exportação Enrico Dell’Acqua, com sede em Milão e filiais em Buenos Aires e São Paulo. A fábrica era movida por uma represa de 4.000m² de área inundada, 3.600m² de área construída e uma queda d’água de 30 metros de altura, impulsionando os teares da empresa e produzindo tecidos de algodão, como brins, toalhas e colchas.
Em 1899, a empresa passou a se chamar “Societá de Esportazione Enrico Dell’Acqua” e se tornou uma sociedade anônima. Vinte anos mais tarde, teve uma mudança de direção e foi renomeada para Brasital, uma combinação dos nomes Brasil e Itália. Durante seu auge, a indústria empregou cerca de 80% da mão-de-obra disponível no município e expandiu com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e Salto, onde também fabricavam papel.
O Centro Cultural Brasital Hoje em Dia
Após um declínio gradual, a Brasital encerrou suas atividades de fábrica em 1970. Porém, em 1º de maio de 1987, o local foi reinaugurado com um novo propósito: tornou-se o Centro Educacional e Cultural Brasital, graças ao apoio do Governo Estadual. A infraestrutura da Brasital S/A foi incorporada ao patrimônio público de São Roque.
Atualmente, o prédio principal da administração abriga os departamentos de Educação e a Divisão de Cultura da prefeitura, além de uma biblioteca. Pela beleza do lugar, é comum encontrar fotógrafos fazendo ensaios fotográficos de casais ou de gestantes por lá.
Os antigos galpões que antes abrigavam os teares da fábrica são agora espaços destinados a atividades culturais. Entre as atrações, destacam-se uma biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música, dois salões para eventos, trilhas pela mata e atividades esportivas. É um local que mescla história e cultura, oferecendo uma experiência enriquecedora para moradores e turistas.
Eventos Culturais na Brasital
Em seu amplo salão princial acontecem muitos shows do calendário de eventos de São Roque ao longo do ano, como Festival de Jazz, Festas de Agosto e concertos de música clássica, além de bailes e festas. Nessas ocasiões, parte do estacionamento abriga também food trucks e barracas de comidas e bebidas.
Em épocas temáticas, o espaço também abriga atividades especiais, como decoração especial de Natal e de Páscoa para toda a família.
Trilha Pela Mata na Brasital
Para quem gosta do contato com a natureza, a Brasital é uma deliciosa opção para fazer trilhas. Imagine explorar a mata, ouvir e ver uma pequena cachoeira, sentir cheiro de terra e árvores, tudo isso estando no meio do centro da cidade. A mata densa silencia os barulhos de fora, proporcionando uma experiência única.
Visitar a Brasital é mergulhar no passado industrial de São Roque, apreciar sua arquitetura histórica e explorar o rico legado cultural que o espaço abriga. Se você está em busca de uma experiência única e educativa na cidade, não deixe de incluir a Brasital em seu roteiro. É um verdadeiro tesouro que preserva a história e a identidade de São Roque.