Desativada, porém preservada, a Estação Ferroviária de São Roque é um dos pontos turísticos da cidade, palco de eventos culturais e alvo de projetos de revitalização. Confira abaixo mais informações, como endereço, história e detalhes do trem de São Roque.
Dias e Horários de Funcionamento
- Visitação: aberto todos os dias.
- Mini museu ferroviário: sábado e domingo, das 8h30 às 15h30
- Feirinha de artesanato: sábado e domingo, das 9h às 17h
Mais Informações
- Endereço: Rua Engenheiro Gaspar Ricardo, Bairro da Estação – São Roque/SP
- Entrada: gratuita
- Estacionamento: vagas disponíveis em frente ao local
- Mais informações: site do departamento de turismo de São Roque
O Que Tem na Estação Ferroviária de São Roque




Durante a Semana, Local Histórico
O local é uma estação ferroviária desativada, inaugurada em 1928 e utlizada antigamente para ligar São Roque a cidades vizinhas na Estrada de Ferro Sorocabana. Na estação, o visitante faz uma viagem no tempo ao encontrar a plataforma e uma locomotiva antiga estilo Maria Fumaça, um cenário perfeito para tirar fotos e ver como era a vida no início do século passado. É um ótimo passeio para quem aprecia construções históricas.
Atrações Especiais aos Finais de Semana: Museu e Feirinha
Aos finais de semana, o local também tem um mini museu ferroviário e feirinha de artesanato (confira os dias e horários aqui).
Eventos na Estação Ferroviária de São Roque
Em datas específicas, acontecem degustações harmonizadas no interior do trem promovidas por vinícolas da Rota do Vinho de São Roque.
Além disso, o espaço é utilizado também como palco de eventos culturais e artísticos da cidade, como Festival de Teatro Vasco Barioni e o Festival Plataforma de Arte e Cultura Urbana.
Trem em São Roque: Duas Marias Fumaças


O trem que se encontra na Estação Ferroviária de São Roque é uma locomotiva de 1948 fabricada pela empresa Henry Kirke Porter Company, de Pittsburgh, EUA. A cidade conta ainda com um segundo trem, de 1946, do mesmo modelo e fabricante.
Em 2021, foram realizados testes de locomoção com as duas Marias Fumaças de São Roque, como parte de um projeto de restauração que pretendia criar passeios de trem turísticos na cidade. Com a pandemia, porém, o projeto não avançou.
Atualmente, estão sendo realizados testes e estudos para voltar a reativar o trem para passeios turísticos (mais informações aqui).
Meu Trisavó José Wey Meyer trabalhou na estação da Estrada de Ferro de São Roque, onde nasceu meu Bisavô Edgar Mario Meyer em 1885
Paulo, obrigado pelo comentário, muito legal saber um pouco da história da estação e da cidade. Abraço!