Início » Eventos » Exposições » Exposição Darcy Penteado: Rumo aos 100 Anos

Exposição Darcy Penteado: Rumo aos 100 Anos

Exposição Darcy Penteado: Rumo aos 100 Anos.

Data

abril 27, 2024 - maio 28, 2024    
9:30 am - 4:00 pm

Local

Centro Cultural Brasital
Avenida Araçaí, 280, São Roque, SP, 18130-235, Vila Aguiar

Tipo de evento

Em homenagem a um dos artistas plásticos mais notórios de São Roque, o Brasital recebe a exposição Darcy Penteado: Rumo aos 100 Anos. Saiba mais abaixo!

Informações

  • Data: de 27 de abril a 28 de maio de 2024
  • Local: Brasital
  • Horário: todos os dias, das 9h30 às 16h
  • Entrada: gratuita

Como É a Exposição “Darcy Penteado: Rumo aos 100 Anos”

Na exposição, os visitantes poderão contemplar obras do artisca plástico Darcy Penteado, devidamente restauradas por Magali Nogueira e com curadoria de Jaqueline Ferreira. A mostra também contará com contribuições de outros artistas contemporâneos, como o também são-roquense Vinícius Tanzi e outros nomes de diversas regiões do Brasil.

A mostra é organizada pelo Movimento de Arte Teia, um coletivo cuja missão é “descentralizar a arte dos grandes centros urbanos, tornando-a acessível a todos”, como explica sua fundadora Regina O’Reilly em artigo do site da prefeitura.

Com o centenário do artista se aproximando em 2026, o grupo resolveu antecipar o início das comemorações e aproveitar o momento para promover outros talentos.

Quem Foi Darcy Penteado

Natural de São Roque, Darcy Penteado foi um renomado artista plástico, figurinista e desenhista, além de um dos primeiros militantes do movimento LGBTQIA+ no país.

“Era um artista completo e abusado, sempre à frente do seu tempo. Foi pioneiro na colagem, era uma pessoa muito culta, era sarcástico, sempre tinha algo para falar, até nos retratos”.

Jaqueline Ferreira, curadora da exposição “Darcy Penteado: Rumo aos 100 Anos” , fala sobre o artista em entrevista ao G1 (fonte).

Nascido em 1926, teve sua carreira consolidade entre os anos 50 e 80, vindo a falecer em 1987. Sua obra e sua luta pela igualdade e inclusão lhe garantiram um lugar na história não só de de São Roque, mas do Brasil. Saiba mais no perfil do artista na Enciclopédia do Itaú Cultural.

5/5 - (1 vote)