Dia 3 de julho tem um evento exclusivo na Rota do Vinho de São Roque: a colheita da uva pinot noir na Vinícola Góes. Vem ver os detalhes e não perca essa oportunidade única!
Informações
- Data: 03/07 (quarta-feira)
- Horário: das 8h30 às 11h30
- Local: Vinícola Góes (Estrada do Vinho, 9111, São Roque/SP)
- Valor: R$ 150 por pessoa (ingressos aqui)
Como Será a Colheita da Uva Pinot Noir na Vinícola Góes
Programação
- Welcome coffee: às 8h30, o evento começa com um café da manhã deliciosa mesa de pães, bolos, café e um espumante.
- Imersão no campo: na sequência, um enólogo irá realizar uma imersão sobre técnicas de cultivo de uvas, solos, climas etc. Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de participar da colheita das uvas pinot noir juntamente com os funcionários da vínícola.
- Tour pela indústria: Depois, a experiência segue com um passeio pela parte industrial da vinícola, onde ficam os tonéis, e aprender mais sobre o processo de produção, engarrafamentoe envelhecimento dos vinhos.
- Degustação especial: para fechar com chave de ouro, o evento termina com uma degustação de dois rótulos de vinhos da Vinícola Góes.
- Brindes: de lembrança, os participantes irão levar para casa um charmoso chapéu de palha e uma taça de acrílico da vinícola.
O que Está Incluso no Pacote da Colheita da Uva Pinot Noir na Vinícola Góes
- Café da manhã
- Aula com enólogo
- Colheita das uvas
- Tour pelos vinhedos e indústria da vinícola
- Degustação de vinhos (2 rótulos)
- Brindes: 1 chapéu e 1 taça de acrílico
Sobre a Uva Pinot Noir e a Colheita de Inverno
A uva Pinot Noir é uma das variedades mais prestigiadas e desafiadoras do mundo vinícola. Originária da França, essa casta é reconhecida por produzir vinhos elegantes e complexos, com aromas sutis que podem incluir frutas vermelhas, flores, especiarias e notas terrosas. O Pinot Noir possui uma casca fina, o que resulta em vinhos de cor mais clara e menos taninos em comparação com outras variedades tintas. Essa delicadeza também a torna suscetível a variações climáticas e doenças, exigindo cuidados especiais no cultivo.
Nos últimos anos, a uva Pinot Noir tem encontrado terroirs favoráveis em outras partes do mundo, incluindo o Brasil, onde produtores vêm investindo em técnicas como a colheita de inverno para maximizar sua qualidade e expressividade.
A colheita de inverno consiste em um manejo específico das videiras para permitir que a colheita das uvas ocorra durante o inverno, em vez da tradicional colheita de verão (a vindima). O processo envolve duas podas: uma poda de formação no final do inverno anterior (julho/agosto) e uma poda de produção no final do verão (fevereiro/março).
Isso faz com que a brotação e o desenvolvimento dos cachos aconteçam no outono e a maturação ocorra durante o inverno, quando as condições climáticas são mais favoráveis para a qualidade das uvas. O clima mais frio e seco do inverno reduz a incidência de pragas e doenças, além de favorecer uma maturação lenta e equilibrada das uvas, resultando em vinhos com maior concentração de aromas, acidez mais equilibrada e maior potencial de envelhecimento.